Histórico

Esse histórico foi levantado através do relato de funcionários que trabalhavam na creche desde a época anterior a sua inauguração, sendo alguns inclusive moradores do bairro.
No terreno que hoje é o espaço da creche, da Escola Municipal Carlota Machado e do Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos funcionava a garagem da empresa de ônibus Santo Antonio e a Escola de Samba União do Centenário, que com outras escolas de samba, deu origem a Escola de Samba Grande Rio.
Em 1970, com a saída da escola de samba e da garagem, o espaço se tornou um grande terreno baldio. Diante dessa realidade, em 1985 os moradores da comunidade organizaram um abaixo assinado, com o apoio de um vereador, a ser entregue a Câmara Municipal, solicitando a construção de um centro comunitário.
Em 1987, com o apoio do prefeito da época foi criado o Centro Comunitário do Centenário, com uma creche, quadra de esportes, play-ground e biblioteca.
A creche estava vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (convênio com a antiga Legião Brasileira de Assistência) e foi inaugurada em 15/11/1987, recebendo o nome de Creche Rotary Clube, mas nomeada pela comunidade de “Creche do Centenário”. A finalidade era atender 200 crianças de 02 a 06 anos, priorizando a matrícula de crianças cujas mães exerciam uma atividade profissional. O quadro funcional era constituído de: Direção, Recreadores, Animador Cultural, Agentes Administrativos, Serventes e Cozinheiras.
Em 1989, todos os funcionários (PMDC) foram demitidos pelo prefeito da época que anulou os atos administrativos do prefeito anterior a ele. Por solicitação do prefeito os funcionários continuaram a trabalhar na creche de forma voluntária.  Nesse ano, iniciou-se o processo de vinculação da creche à Secretaria Municipal de Educação. Foi à época dos concursos públicos para os cargos de Professor, Estimulador Materno Infantil, Orientador Pedagógico e Orientador Educacional.
Em 1990, foi iniciada a contratação de funcionários terceirizados. Durante os anos de 1990-1992 a Sala de Estimulação Precoce – modalidade de atendimento da Educação Especial - passou a funcionar na antiga biblioteca da creche.
O convênio que assegurava o atendimento a 200 crianças foi reduzido para 150 crianças no período de 1992-1996.
Em 1997, ocorreu a mudança da Sala de Estimulação Precoce da biblioteca para o prédio da Administração, onde funcionava, precariamente, uma “biblioteca” com a maioria dos livros rasgados e desatualizados. Essa sala recebeu o nome de Atendimento Especial em Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O espaço da biblioteca foi cedido a Escola Municipal Carlota Machado. Nesse ano, o prédio da creche foi gradeado, por motivo de segurança, com recursos da comunidade.
Em 1998, em homenagem a um grande educador da localidade, um vereador do bairro solicitou a Câmara de Vereadores que a creche passasse a se chamar Creche Municipal Professor João de Oliveira. Nesse mesmo ano se integra ao quadro de profissionais, um psicólogo educacional.
Em 2001, a creche passou por uma reforma geral e ampliação e funcionou na escola particular Ana Laura, em horário parcial – manhã – para todas as turmas. A creche foi reinaugurada em 01/09/2001 e recebeu mais uma sala de aula, uma sala nomeada de Sala de Vídeo num espaço que pertencia à área externa (um pequeno espaço externo com cobertura e bancos), mais um banheiro para os funcionários com passagem pela área externa da creche e uma pequena área de serviço, com tanques. O espaço mais modificado foi à cozinha, que se tornou mais ampla. No antigo consultório médico passou a funcionar a sala de Atendimento Especial em Educação Infantil, sob protestos da Equipe Diretiva e educadores. Durante o planejamento e execução da obra houve a solicitação, por parte da direção da creche à Secretaria Municipal de Educação, de que fosse construída mais uma sala para a Educação Especial, mas a mesma não foi construída.
Em 2006, houve uma nova reforma que privilegiou o conserto do telhado, a pintura da creche e a troca das portas e janelas, sendo a creche reinaugurada em 20/06/2006, porém existindo ainda na creche espaços de funcionamento inadequado.
Em 2007, através da doação de um vereador, uma antiga solicitação foi atendida. Foi colocada uma cobertura na área externa que vai do portão de entrada até o prédio da creche, favorecendo a entrada/saída das crianças e a realização de festas, encontros e atividades pedagógicas em dias chuvosos ou muito ensolarados.

A seguir os nomes das diretoras e os respectivos períodos de gestão:
Ø    Ana Lucia de Barros – 1987-1988
Ø    Maria Cristina Silveira – 1989 – 1990
Ø    Neide Nóbrega – 1990 – 1992
Ø    Adília Batista -1992 – 1996
Ø    Milene dos Santos Siqueira – 1997 – 2004
Ø    Maria Heloisa Alves Mello Nascimento - 2005 -2008
Ø    Luzimar Coutinho Parreira Vieira – 2009 até 07/06/10

Ø    Heloise de Araujo Albuquerque (diretora interina de 08/06/10 a 08/10/10 e efetiva a partir dessa data)

Nenhum comentário:

Postar um comentário